Bom dia!!!

O último mês do ano de 2010 é também o primeiro mês deste blog. Isso não foi premeditado, mas não posso negar que o momento é propício a reflexões de todas as ordens - desde aquelas que envolvem os "umbigos" e os "eus" mais individualistas, até aquelas que se debruçam sobre o que se passa aqui, ali, e mais além, questionando sempre: por que? pra quê? o que deve ser feito? o que pode ser feito?

A mensagem é esta: bom dia! Para quem já acordou há muito tempo; para quem está acordando agora; para quem ainda não abriu os olhos, mas quer acordar. Bom dia! Acorde! Olha só: a vida é tão grande, imensa... tão profunda... é simples e (como pode? só sei que pode!), ao mesmo tempo, complexa... Pois bem, a vida é assim, e muito mais... é isso, e muito mais... tão mais... tão mais... que não dá para caber nos Códigos, nas normas, assim, completamente... Por isso precisamos ler os Códigos (sim!!!), mas precisamos lê-los com um olhar amplo o suficiente para alcançar tudo aquilo que, junto com o direito, compõe a vida em sociedade.

Quem vos escreve é uma Historiadora, que se encontrou com o Direito e dele teve muitas impressões, e as melhores delas foram: ele não é sinônimo de lei; ele está presente em tudo quanto é sociedade; ele faz parte da vida da gente, mesmo quando a gente nem percebe; nele há espaço para a História, para a Filosofia, para a Sociologia, para a Antropologia, para a Política, para a Economia - isso sem contar as outras áreas da Ciência; há gente muito boa lutando por ele; gostei dele!

Esta é a proposta: desejar um "bom dia" à Sra. Justiça. Procurá-la. Buscá-la. Isso faz um bem... Observar, refletir, problematizar, criticar, perceber a tragicomédia que vivemos na busca pelo pão de cada dia, pela dose diária de felicidade, pelo sentido da vida ou, simplesmente, pela vida... Isso também faz bem. Bom dia!

0 comentários:

Postar um comentário

Quantos já acordaram?

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

 

Quem sou eu

Espaço de reflexões e desabafos sobre Direito; História; Filosofia; enfim, Ciências... Humanas, Sociais, Aplicadas... E, entre tudo isso, aqui se procura a Justiça, pois aqui se acredita nela. Bom Dia Dona Justiça quer acordar uma deusa que exige mais do que sacrifícios: é preciso ter sensibilidade no olhar e coragem na ação. Bom Dia Dona Justiça quer acordar a nós todos, para que, abrindo os olhos, vejamos o que está posto e o que podemos fazer. Bom Dia Dona Justiça! Acorde! Levante-se! Caminhe pelas ruas, por todas elas, e veja o quanto sua presença se faz necessária... http://lattes.cnpq.br/8200222539593318 http://twitter.com/thaissa_camara thaissa_camara@yahoo.com.br

Free CSS Template by CSSHeaven.org TNB